top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Silveira

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMATICO

Sabe aquele sentimento ruim como:


Pânico, impotência, horror, ansiedade, medo, entre outros sentimentos que permanecem por meses ou anos após um fato ocorrido?


Pois bem estamos falando de TEPT – Transtorno de Estresse Pós Traumático.

Mas afinal o que é TEPT?


Ansiedade intensa, sonhos frequentes como o acontecido, revivência constante da situação causando sofrimento intenso, lembranças intrusivas que invadem a mente mesmo em momentos de relaxamento (flashbacks), trazendo à tona as mesmas sensações vividas, tentativa de manter distância de locais e pessoas que remetam à situação ocorrida, medo constante, desinteresse nas atividades cotidianas, sobressalto exagerado, hipervigilância, insônia, dormência dos membros ou tremores.


As situações que podem acometer o TEPT são várias, como por exemplo: acidentes, sequestros, assaltos, situações que ameaçam a vida, assim como o testemunho de uma cena, abusos, desastres naturais, são inúmeros os fatos que podem desencadear o TEPT.


Não se engane pensando que apenas coisas complexas desencadeiam um trauma, muitas vezes pequenos ocorridos que não demos conta no nosso dia-a-dia podem também desencadear um estresse muito maior do que podemos imaginar, e todos esses sintomas começam a aparecer.


Além de identificar os sintomas, é importante verificar se os mesmos permanecem por mais de dois meses. O transtorno deve ser encarado com seriedade e é extremamente importante a ajuda de um profissional para atravessar essa etapa, com a ajuda adequada, você tem grandes possibilidades de se recuperar.


Mas é importante salientar que se não for cuidado corretamente ele pode se agravar, e prejudicar significativamente seu estado psicológico e físico.

0 comentário

Comments


bottom of page